Cargos e atribuições


Abaixo segue um direcionamento para as funções de cada área da igreja. A partir dessas funções o departamento deve fazer seu planejamento.

Índice
1. Ancionato
2. Secretaria
3. Tesouraria
4. Diaconato (masculino)
5. Diaconato (feminino)
6. Música
7. ASA
8. Ministério Pessoal
9. Coordenação de interessados
10. Evangelismo
11. Escola Sabatina
12. Comunicação
13. Desbravadores
14. Ministério Jovem
15. Ministério da Mulher
16. Ministério da Recepção
17. Ministério da Criança
18. Ministério do Adolescente
19. Ministério da Família
20. Mordomia Cristã
21. Ministério da Saúde
22. Ministério de Publicações


1. ANCIÃO E DIRETOR DE GRUPO

* Utilizar o Manual da Igreja e o Guia para Anciãos.

* Ordenar a equipe de anciãos em 4 áreas: Litúrgico, espiritual, administrativo, treinamento

* Acompanhar e promover todas as áreas da igreja,

* Promover meios para a integração social entre os membros da igreja

* Organizar a plataforma (ou fazer escala para a escolha da plataforma)

* Cuidar da liturgia dos cultos e da escala de pregadores (aprovada pelo pastor)

* Não permitir que pessoas desconhecidas ou inaptas assumam o púlpito da igreja.

* Resolver possíveis conflitos enquanto são pequenos e evitar tomar partidos ou preferências.

* Saber o número de pessoas estudantes da Bíblia.

* Incentivar o Pacto de Amor e a fidelidade nos dízimos

* Trabalhar em perfeita harmonia com o pastor distrital e a Associação.

* Seguir o programa denominacional da Associação.

* Ser pronto para incentivar e formar um PG, e a classe de estudos aos domingos antes do culto

* Realizar Visitas aos membros da igreja para fortalecer-lhes a fé

* dar bom testemunho, ter a família bem orientada, ser fiel



2. SECRETARIA

* Utilizar o Manual da Igreja, Manual do Secretário, e Atualizar Livro de atas, Livro de Registro de Casamentos e Livro de Atos (onde devem ser registrados os grandes eventos da igreja).

* Manter a lista de membros atualizada.

* Promover e realizar o programa do Reencontro.

* Manter um contínuo programa de Resgate, visitando os afastados ou ausentes

* Mandar pontualmente os relatórios.

* Informar periodicamente à secretaria da Associação o movimento de membros.

* Manter um registro fiel de todas as atas e comunicar os votos a todos os envolvidos.

* Mandar à Associação a lista de oficiais e as substituições que ocorrerem durante o ano.

* Registrar todas as fichas de batismo.

* Organizar a agenda das comissões juntamente com o pastor, tesoureiro e ancião da igreja.

* Auxiliar o MIPES na inscrição dos PGs junto a associação

* Ser organizado



3. TESOURARIA

* Ser fiel mordomo do Senhor.

* Zelar pelo patrimônio da igreja, colocar no seguro o prédio e seus pertences.

* Respeitar os destinos dos recursos financeiros da igreja e de acordo com o Manual da Igreja.

* Incentivar o recolhimento da oferta em todos os cultos semanais.

* Ser discreto. As informações são confidenciais.

* Pagar em dia todos os compromissos da igreja.

* Elaborar o orçamento dos departamentos e levá-lo para aprovação na igreja.

* Enviar a remessa de fundos até o dia 3 de cada mês para a Associação.

* Fazer prestação de contas para igreja das receitas e despesas.

* Visitar os membros e orientar aqueles que são irregulares em suas ofertas e dízimos

* Formar PG´s em parceria com mordomia e/ou ancionato.

* ser controlado nas finanças, não dever na praça, nem ser daqueles que tomam emprestado.



4. DIÁCONO

* Cuidar para que o edifício da igreja e seus arredores sejam mantidos limpos, bem conservados, e o ambiente o mais atraente possível.

* Cuidar dos enfermos, socorrer os pobres da igreja em combinação com os anciãos e a ASA da igreja.

* Cada diácono deve ser responsabilizado para dar assistência a um certo número de famílias da igreja e visitá-las regularmente conforme orientação do diácono chefe.

* Formar um PG com estas famílias, tendo uma lista dos integrados no Estudo bíblico

* Fazer a escala dos diáconos para cada culto da igreja.

* Receber as visitas com cortesia e bondade.

* Participar do ministério de recepção.

* O diácono deve providenciar bacias, água e toalhas para o lava-pés, suco de uva para a ceia e atender os candidatos no batismo.

* Deve haver um diácono em condições de acompanhar o pregador à plataforma, na ausência do ancião.

* Nunca deve o diácono recolher oferta sem estar decentemente vestido.

* Trabalhar dentro de um espírito de equipe denominacional e de conformidade com programa da igreja.

* Participar comissão de limpeza



5. DIACONISA

* Cuidar dos doentes, dos necessitados, infelizes e órfãos da igreja, em cooperação com os diáconos.

* Informar ao pastor ou ancião sobre os idosos ou doentes que não podem assistir normalmente às reuniões.

* Preparar o pão para a Santa Ceia.

* Pôr em boa ordem a mesa, os cálices e as toalhas para a Santa Ceia e os roupões por ocasião da realização do batismo.

* Orientar as irmãs novas na fé por ocasião do batismo, ceia e lava-pés.

* Formar um PG para as recém conversas.

* Atender as criancinhas quando, chorando ou fazendo barulho, para que não prejudique a ordem e a reverência do culto.

* Ajudar a diretora e as professoras do Dep. Infantil, na manutenção da ordem e reverência nas reuniões.

* Participar do Ministério de Recepção

* Colaborar ativamente nas reuniões espirituais, sociais, recreativas dos jovens e juvenis.

* Ser exemplo, na palavra, no trato, na modéstia cristã, tanto dentro como fora da igreja.

* Participar da comissão de limpeza



6.MÚSICA

* Dinamizar o louvor congregacional em cada culto. (verso antes da música, divisão de vozes, ...)

* oferecer louvores próprios para os vários gostos da igreja (jovens e adultos)

* Estimular a criação de grupos musicais.

* Realizar treinamento com os sonoplastas, e com a pessoa que usa o computador

* Incentivar a criação de PGs musicais.

* Desenvolver nos grupos musicais uma visão missionária. (louvor no hospital, serenatas...)

* Motivar a responsabilidade e pontualidade dos músicos e pianistas.

* Conseguir instrumentos musicais para a igreja.

* Tomar as devidas precauções em relação a solistas e grupos musicais desconhecidos.

* Fazer uma escala e evitar repetições.

* Incentivar o maior número de pessoas que possuam a habilidade musical à participarem

* Ser humilde, ter habilidade de cantar, não fazer panelinhas



7. ASA

* Planejar o programa de atividades para o ano.

* Realizar Cursos diversos tais como: arte-culinária,corte e costura, pintura, alfabetização de adultos, etc.

* Promover palestras educativas sobre: Saúde, educação, família etc.

*  Promover campanhas periódicas de arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos, dentro e fora da igreja.

*  Promover programas sociais como: corte de cabelo, testes de glicose, verificação de pressão, orientação para saúde, combate ao fumo, orientação jurídica etc.

* Possuir e estudar o livro Beneficência Social de Ellen G. White nas reuniões semanais da ASA.

* Manter uma Classe Bíblica ou PG com as pessoas auxiliadas pela ASA.

* Preencher com cada beneficiado da ASA o cadastro

* Promover as campanhas da Recolta de donativos junto com a Escola Sabatina.



8. MINISTÉRIO PESSOAL

* Formar a comissão missionária da igreja e fazer o planejamento de atividades para o ano.

* Realizar o teste de dons espirituais para que cada membro conheça os seus dons.

* Estar presente na classe dos professores, disponibilizando materiais missionários.

* Colocar à disposição da igreja materiais missionários (folhetos, estudos, etc)

* Promover, treinar, e incentivar os Pequenos Grupos e Duplas missionárias na igreja.

* Promover o surgimento de Classes Bíblicas: Domingo a noite, ASA, E. Sabatina, Primavera, etc.

* Organizar lindas formaturas de cursos bíblicos.

* Promover batismos e suas festas.

* Promover campanha anual da Recolta  junto com Escola Sabatina.

* Programar seminários de treinamento missionário para: Duplas, Pequenos Grupos, Classes Bíblicas, etc.

* Ter uma lista dos integrados no Estudo bíblico

* Realizar a semana santa

* Realizar o Dia dos Amigos de Esperança



9. COORDENAÇÃO DE INTERESSADOS

* Manter uma lista organizada com nome, endereço e demais dados de todos os interessados atraídos pelas diversas atividades evangelísticas da igreja.

* Obter os nomes dos interessados dos: pequenos grupos, duplas missionárias, classes bíblicas, Escola Sabatina, ASA, curso interativo, semanas de colheita, apelos de batismos, etc.

* Atualizar e encaminhar mensalmente ao pastor, diretor do Ministério Pessoal, anciãos e comissão da igreja esta lista de interessados.

* Certificar-se que todos os interessados sejam atendidos com visitas, orações e estudos bíblicos.

* Incluir os interessados em algum PG







10. EVANGELISMO

* Formar uma equipe de apoio com as duplas missionárias, PG’s, coordenador de interessados e MIPES

* Criar parceria com a ASA para projetos sociais, e com desbravadores para novo clube

* Estabelecer um PG no local onde fará a conferência.

* Participar dos treinamentos oferecidos pela Associação.

* Solicitar ao pastor distrital material de apoio

* Criar projeto para a aquisição de Vídeo projetor, caixa de som e notebook para evangelismo

* Realizar no mínimo 1 evangelismo público de 30 noites por ano fora da igreja

* Promover o evangelismo dentro da igreja na semana do calvário

* Ler o livro “Manual para Evangelistas” de Emílio Abdala – IAENE

* Realizar uma semana de colheita



11. ESCOLA SABATINA

* Formar no início de cada trimestre a comissão da Escola Sabatina para avaliar, planejar e estabelecer metas de crescimento.

* Organizar o programa da Recolta

* Tornar cada classe da Escola Sabatina um PG

* Promover atividades missionárias

*  Dividir a igreja em unidades ou classes para o estudo da lição.

* Estabelecer e promover a classe dos professores.

* Verificar se todos os membros da igreja estão matriculados na Escola Sabatina.

* Ter uma classe para visitas e uma para recém-batizados (pós-batismal/ciclo do discipulado).

* Promover seminários para novos professores

* Promover a aquisição e estudo da lição da Escola Sabatina entre os alunos.

* Promover o Dia das Visitas na Escola Sabatina.

* Participar dos treinamentos trimestrais.

* Incentivar os professores a serem criativos e participativos nos treinamentos

* Realizar o Dia do Amigo



12. COMUNICAÇÃO

* Organizar e apresentar a comunicação na igreja.

* Tornar conhecido os eventos da igreja interna e externamente.

* Explorar caminhos nos meios de comunicação, fazendo uso de: painéis, rádio e TV.

* Implantar um programa de rádio.

* Divulgar ao público nossos programas: Está Escrito e Voz da Profecia.

* Estar com a Agenda de Planejamento do ano em mãos e a cada sábado usá-la.

* Manter um bom equipamento de som.

* Manter a igreja e arredores atraentes.

* Identificar a igreja e informar os horários de reuniões em lugar visível.

* Fazer um site da igreja.

* Fazer uma lista dos membros da igreja com e-mail, endereço, telefone, data de aniversário.

* Dar o boletim semanal de notícias à igreja e anunciar a escala pastoral

* Formar ou participar de um PG.





13. DESBRAVADORES

* Transformar os desbravadores em líderes.

* Participar dos programas de treinamento com a diretoria

* Levar os Desbravadores ao Campori,

* Manter funcionando no clube as classes regulares, as especialidades e classe bíblica.

* Participar de cursos e capacitações.

* Visitar os desbravadores.

* Viver de tal forma que possa ser imitado.

* Desenvolver nos Desbravadores o amor ao Criador da natureza.

* Projetar a imagem do clube na comunidade e igreja local, através de projetos comunitários.

* Motivar os desbravadores a serem missionários.

* Desenvolver projetos para o clube testemunhar.

* Conquistar os desbravadores não adventistas para Jesus.

* Incentivar a participação dos desbravadores em PG’s.

* Realizar um classe bíblica.

* Inscrever todos os participantes do clube no Seguro de Vida Anual

* Participação do projeto: Calebe



14. JOVENS ADVENTISTAS

* Planejar com antecedência os programas do Culto Jovem e os eventos com sua equipe.

* Ser pontual (para começar e terminar os programas).

* Envolver o maior número de jovens nas atividades da Sociedade J.A.

* Ser criativo (tentar idéias novas), fazer assinatura das revistas Conexão Jovem e Ação Jovem (manual)

* Participar dos cursos de liderança.

* Promover os eventos do Ministério Jovem da Associação e do distrito.

* Incentivar o Ano Bíblico Jovem.

* Promover a formação de Duplas Missionárias.

* Integrar os jovens em atividade socio-recreativas.

* Conduzir os jovens no caminho da oração e testemunho.

* Formar um Clube de Jovens.

* Envolver e comprometer os jovens com os PG’s.

* Promover a participação semestral de doação de sangue no Projeto Vida por Vidas.

* Ter um JA pronto para cada sábado ou a cada 15 dias.

* Inscrever todos os participantes do clube no Seguro de Vida Anual



15. MINISTÉRIO DA MULHER

- Promover Devoção Pessoal de cada mulher

- Sistematizar a Oração Intercessória a cada sábado (-cesta de frutas de uma família para outra, livros)

- Auxiliar o Ministério de recepção

- Formar duplas missionárias

- Promover pores-do-sol

- Apoiar o Evangelismo

* Promover as datas de programas especiais do MM. (ver o calendário da Associação)

* Orientar os novos membros (mulheres) da igreja sobre os hábitos de vida cristã, alimentação, vestuário

* Incentivar o crescimento de cada mulher

* Motivar o culto da mulher ou o PG feminino.

* Participar dos treinamentos



16. MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO

* Formar uma equipe para recepcionar as pessoas

* Trabalhar com os diáconos, diaconisas e MM

* Ter simpatia

* Ter uma lista das visitas de cada sábado com endereço e telefone

* Entrar em contato com essas visitas durante a semana

* Passar os nomes para o MIPES

* Realizar o treinamento de recepção



17.MINISTÉRIO DA CRIANÇA

* participar das trimestrais.

* Gostar de crianças, saber dar limites às mesmas.

* Promover classes bíblicas permanentes

* Escola cristã de férias

* Criar projetos missionários

* Promover o clube de leitura anual.

* Adoração Infantil: Uma história de no máximo 5 minutos.

* Promover o surgimento de Pequenos Grupos de crianças.

* Promover o surgimento de Pregadores Mirins na igreja (Grande como Davi).

* Planejar e executar o evangelismo de semana santa com as crianças e juvenis não adventistas.

* Incentivar os pais a terem a lição para seus filhos

* Incentivar as crianças a solicitarem o culto familiar da manhã, da noite, ou pôr-do-sol





18. MINISTÉRIO DO ADOLESCENTE



* Realizar atividades sociais com os adolescentes aos sábados

* levar as professoras dos departamentos para as trimestrais.

* Promover classes bíblicas permanentes

* Promover o clube de leitura anual.

* Levar os adolescentes a agir na comunidade

* Realizar o PG adole.

* Promover o surgimento de Pregadores Mirins na igreja

* Incentivar os pais a terem a lição para seus filhos

* Enviar relatórios nas datas estabelecidas pela Associação





19. MINISTÉRIO DA FAMÍLIA

* Ser casado (ambos serão do departamento)

* Promover o curso de Noivos e o encontro de casais,

* Realizar a semana da Família conforme calendário.

* Incentivar a igreja na realização dos cultos matutinos e vespertinos, estudo da lição e promover o culto de pôr-do-sol de sábado nas famílias.

* Instruir as famílias como fazer um orçamento familiar.

* Orientar os jovens com palestras sobre; namoro, sexualidade, noivado e casamento.

* Orientar os noivos da igreja para participarem do curso de noivos

* Promover orientações sobre as diferentes fases da família: casamento, chegada dos filhos, os filhos vão a escola, entram na adolescência, saem de casa, casam, a aposentadoria, a velhice do casal.

* Visitar as famílias da igreja.

* Ter um programa de confraternização (junta panela, ceia de frutas).

* Uma vez no ano realizar a renovação de votos matrimoniais.

* Promover o sábado da família no primeiro e segundo semestre.

* Participar do treinamento para líderes do Ministério da Família.

* Realizar um encontro de casais com a igreja.

* ter um pequeno grupo para casais.



20. MORDOMIA CRISTÃ

* Realizar as 40 Madrugadas com Deus,

* Realizar o Reencontro das 40 Madrugadas com Deus durante a Semana Santa.

*  ter uma lista dos integrados no Estudo bíblico

* Promover os 10 minutos do 1º sábado de cada mês, nas unidades de ação com o folheto Provai e Vede.

* Fazer uma Comissão de Mordomia.

* Promover o Dia Mundial de Mordomia Cristã. Este é o segundo sábado de dezembro.

* Promover a Leitura de Púlpito de cada sábado.

* Realizar a visitação para todos os membros da igreja/grupo.

* Apresentar o programa financeiro e espiritual da igreja.

* Incentivar que cada família adquira o livro “Administração Eficaz”.

* Incentivar a leitura do livro: segundo dízimo

* Participar do treinamento para líderes de Mordomia Cristã.

* Estimular para que a cada culto as ofertas e dízimos sejam retirados

* Ser dinâmico



21. MINISTÉRIO DA SAÚDE

* Formar PG´s para o estudo do livro: A Ciência do Bom Viver.

* Realizar alguns cultos sobre saúde.

* Incentivar os membros a se tornarem vegetarianos

* Incentivar a realização de um jejum semestral para que a igreja tenha maior discernimento e aceitação da mensagem de saúde neste tempo do fim.

* Ler o livro eventos finais/Temperança

* Incentivar a igreja a viver de acordo com os oito remédios propostos por Deus (Medicina Preventiva).

* Realizar durante o ano um Curso para Deixar de Fumar para os vizinhos e amigos da igreja.

* Realizar um final de semana com temas relativos ao Ministério da Saúde,(Exercício Físico, Stress, Depressão, Cuidados na Terceira Idade e outros temas).

* Promover dicas de saúde no boletim da igreja ou na hora dos anúncios

* Nos Pequenos Grupos da igreja, estudar assuntos sobre saúde.

* Realizar no ano um curso sobre culinária e alimentação saudável.

* Participar do treinamento para líderes de Saúde e Temperança.

* Realizar o SEE 2 (Saúde e santidade)



22. MINISTÉRIO DE PUBLICAÇÕES

* Envolver cada membro na distribuição dos livros do ano.

* Realizar campanhas de incentivo a assinatura da Revista Adventista.

* Exaltar o valor da leitura de nossos livros, da Bíblia e do Espírito de Profecia.

* Unir-se ao departamento da Escola Sabatina incentivando os membros a adquirir cada um a sua lição.

* Incentivar as famílias da igreja a possuir pelo menos uma de nossas meditações.

* Promover o SELS aberto realizado pela associação.

* Criar uma biblioteca à disposição da igreja, na medida do possível.

* Promover curso de leitura dos jovens e juvenis.

* Estabelecer um PG.