Reflexões para hoje

Matéria do Jornal Nacional em 28/03/2012
Mudança de hábitos pode evitar mais da metade dos casos de câncer
Cientistas americanos divulgaram uma pesquisa que comprova com números como o estilo de vida das pessoas tem impacto no aumento dos casos da doença.


Cientistas americanos divulgaram uma pesquisa que comprova com números como o estilo de vida das pessoas tem impacto no aumento dos casos de câncer. O estudo também dá orientações sobre como prevenir a doença.
Os pesquisadores estudaram vítimas de câncer de várias partes do mundo e chegaram à conclusão de que é possível prevenir mais da metade dos casos da doença. Os cientistas conseguiram mostrar isso em números.
Quem fica longe do cigarro, por exemplo, pode reduzir em 75% o risco de ter câncer no pulmão. Manter o peso e uma dieta equilibrada diminuiu pela metade a incidência de vários tipos de câncer. E se a pessoa praticar exercícios regularmente, a redução é ainda maior: 85%. Vacinas podem evitar o desenvolvimento de doenças que levam, por exemplo, ao câncer no cólo do útero e fígado.
É preciso manter os hábitos
 por até 30 anos para que eles
 passem a ter um efeito benéfico
 sobre o organismo.

No estudo, os pesquisadores deixam claro que as medidas são realmente eficientes se passarem a fazer parte do estilo de vida da pessoa. Não adianta parar de fumar hoje e voltar três anos depois. Ou perder peso e engordar de novo. É preciso manter os hábitos por até 30 anos para que eles passem a ter um efeito benéfico sobre o organismo.
O Jornal Nacional conversou pela internet com o coordenador da pesquisa, o doutor Graham Colditz, professor da Universidade de Washington. Ele diz que a prevenção do câncer também passa por políticas públicas de saúde. Por exemplo, facilitando o acesso a tratamentos que ajudem os fumantes a deixar o cigarro.
Ele diz ainda que é preciso haver segurança nas ruas para que as pessoas saiam para praticar exercícios, campanhas de vacinação e até o apoio de amigos e vizinhos para que os hábitos saudáveis realmente façam parte do nosso estilo de vida.

Dicas

O centro de câncer da Universidade de Washington lista em seu site hábitos (em inglês) que podem prevenir a doença. Confira algumas dicas:
- Mantenha um peso saudável
Combine atividade física e movimento no seu dia a dia;
Tenha uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais.
- Pratique exercícios regularmente
Escolha atividades de que você goste. Muitas delas contam como exercício, como caminhar e dançar;
Faça dos exercícios um hábito, reservando um horário do seu dia para eles;
Mantenha-se motivado fazendo exercícios acompanhado por outra pessoa.
- Não fume
Algumas pessoas tentam parar de fumar até sete vezes, mas não desanime, sempre tente;
Busque ajuda em centros de saúde;
É importante lembrar que as chances de crianças com pais fumantes começarem a fumar são maiores.
- Tenha uma dieta saudável
Faça com que frutas e vegetais façam parte da sua alimentação diária;
Coma frutas nos lanches;
Escolha frango ou peixe no lugar de carne vermelha;
Dê preferência para alimentos integrais;
Dê preferência ao óleo de canola, que contém mais gorduras saudáveis.
- Consuma álcool moderadamente, ou sequer consuma
Opte por bebidas sem álcool durante festas ou reuniões;
Quando for apropriado, converse com seus filhos sobre os perigos do abuso de drogas e álcool;
Procure ajuda caso você sinta que tem um problema com álcool.
- Proteja-se do sol
Evite a luz direta do sol entre 10h e 16h;
Use chapéu ou uma proteção e filtro solar;
Evite bronzeamente artificial; cremes são uma opção melhor.

Sorvete vicia como droga - diz pesquisa

Segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais prejudicial que a carne. (1TS, 191)
Cada bola de sorvete contém em média 12 colheres de açúcar, e o consumo médio/ano deste pó refinado por brasileiro é de 50Kg.

É comum sentir "gosto de quero mais" depois de tomar sorvete. Este desejo, de acordo com pesquisadores, pode ser tão viciante quanto o relacionado às drogas ilegais. Os estudos indicam que a forma pela qual o cérebro responde aos estímulos de satisfação em alguns alimentos é semelhante a de pessoas que usam cocaína.









Publicada na revista "American Journal of Clinical Nutrition", a pesquisa reforça outros trabalho que mostram como as pessoas podem se sentir viciadas em alguns alimentos. De acordo com Kyle Burger, do Oregon Research Institute, em Eugene, nos Estados Unidos, o excesso de ingestão de comidas com alto teor de gordura ou de açúcar provoca alterações cerebrais.

- Isto faz aumentar o consumo, porque que as pessoas comem mais para tentar chegar novamente ao nível anterior de satisfação - disse Burger. - O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura ou açúcar, repetidamente, pode alterar a forma como o cérebro responde aos alimentos, uma maneira de perpetuar a ingestão de mais alimentos.

Ao todo, foram analisados 151 adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, alimentados com milkshakes de chocolate da marca Häagen Dazs. Um aparelho de ressonância magnética foi usado para avaliar os efeitos cerebrais quando uma foto do milkshake era mostrada.

Todos expressaram o desejo de comer um copo do doce, mas ele era menor entre aqueles que, nas semanas anteriores, tinham comido mais a guloseima. Esta reação é semelhante a dos viciados em drogas, porque, apesar dos desejos crescentes, a resposta de prazer dada pelo cérebro estava sendo anulada. Possivelmente, isto está relacionada a níveis menores de dopamina.










'Fingi ser gari por 8 anos e vivi como um ser invisível'

 
             O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo. Ali, constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'. Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa.

Braga trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida: 'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o pesquisador. No primeiro dia de trabalho paramos pro café. Eles colocaram uma garrafa térmica sobre uma plataforma de concreto. Só que não tinha caneca. Havia um clima estranho no ar, eu era um sujeito vindo de outra classe, varrendo rua com eles. Os garis mal conversavam comigo, alguns se aproximavam para ensinar o serviço.

Um deles foi até o latão de lixo pegou duas latinhas de refrigerante cortou as latinhas pela metade e serviu o café ali, na latinha suja e grudenta. E como a gente estava num grupo grande, esperei que eles se servissem primeiro. Eu nunca apreciei o sabor do café. Mas, intuitivamente, senti que deveria tomá-lo, e claro, não livre de sensações ruins. Afinal, o cara tirou as latinhas de refrigerante de dentro de uma lixeira, que tem sujeira, tem formiga, tem barata, tem de tudo. No momento em que empunhei a caneca improvisada, parece que todo mundo parou para assistir à cena, como se perguntasse: 'E aí, o jovem rico vai se sujeitar a beber nessa caneca?' E eu bebi. Imediatamente a ansiedade parece que evaporou. Eles passaram a conversar comigo, a contar piada, brincar.

O que você sentiu na pele, trabalhando como gari? Uma vez, um dos garis me convidou pra almoçar no bandejão central. Aí eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo andar térreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadêmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida. Eu fiz todo esse trajeto e ninguém em absoluto me viu. Eu tive uma sensação muito ruim. O meu corpo tremia como se eu não o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabeça era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado.

Fui almoçar, não senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado. E depois de oito anos trabalhando como gari? Isso mudou? Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis. Então, quando eu via um professor se  aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma idéia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.

E quando você volta para casa, para seu mundo real? Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está inserido nessa condição psicossocial, não se esquece jamais. Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa. Esses
homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador. Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'.

Diet´s causam enfarto

Se você toma refrigerante diet, é bom não abusar.O consumo desse tipo de bebida aumenta o risco de diabetes tipo 2 e a situação conhecida como sídrome metabólica: aumento da obesidade abdominal e da pressão arterial. Agora, um estudo de 10 anos mostra que os refrigerantes diet aumentam o risco de doenças cardíacas.

O estudo, publicado no Journal of General Internal Medicine foi feito com 2,564 pessoas. Os pesquisadores descobriram que dietas associadas a refrigerantes diet aumentaram o risco de doenças cardiovasculares. Os médicos ainda não conseguiram descobrir os motivos da incidência dessas doenças em quem consome refrigerante. (vi no @NYTimes)

"REFRI" NUNCA MAIS! - DEPOIS DESTA AULA.

"Vivemos com 25% do que comemos, do resto vivem os médicos". ditado egípcio














Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e voc ê verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).
É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro.

A fórmula é simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibid o usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e arom atizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificaç ão em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

Prof. Dr. Carlos Alexandre FettFaculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836 Consultoria em Performance Humana e Estética

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**
Primeiros 10 minutos:10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos:O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 mpurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação.a tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

*Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*


Terremoto revela um milagre

Que amor é este?!Esta é uma verdadeira história de sacrifício da mãe durante o terremoto no Japão. Depois que o terremoto acalmou, quando os BOMBEIROS chegaram as ruínas da casa de uma jovem mulher, viram seu corpo morto através das rachaduras. Mas a pose era de algum modo estranha... ela ajoelhou-se como uma pessoa que estava adorando: seu corpo estava debruçado para a frente, e suas duas mãos estavam apoiando algo.
A casa caiu ... caiu em suas costas e cabeça. Com tantas dificuldades, o líder da equipe socorrista colocou a mão através de uma fenda na parede para alcançar o corpo da mulher. Ele estava esperando que a mulher pudesse estar viva. No entanto, o corpo frio e duro disse-lhe que ela tinha morrido... Ele e o resto da equipe deixou a casa e estavam indo para procurar o prédio ao lado que entrou em colapso. Por algumas razões, o líder da equipe foi impulsionado por uma força irresistível a voltar para a casa da mulher morta. Novamente, ele ajoelhou-se e através das rachaduras estreitas, pesquisou o pouco espaço de baixo do corpo morto.
De repente, ele gritou com entusiasmo: "Uma criança! Há uma criança! "Toda a equipe trabalhou em conjunto; eles removeram cuidadosamente as pilhas de objetos entre as ruínas, em volta da mulher morta. Havia um menino de 3 meses de idade enrolado em um cobertor florido sob o corpo morto de sua mãe. Obviamente, a mulher tinha feito um último sacrifício para salvar seu filho. Quando sua casa estava caindo, ela usou seu corpo para fazer uma capa para proteger seu filho. O menino ainda estava dormindo pacificamente quando o líder da equipe o pegou. O médico chegou rapidamente para examinar o menino. Depois ele abriu o cobertor, e viu um telefone celular dentro do cobertor. Havia uma mensagem de texto na tela que dizia: "Se você puder sobreviver, você deve se lembrar que eu te amo." Este celular foi passando em torno de uma mão para outra.Todos que leram a mensagem se emocionaram. "Se você sobreviver, você deve se lembrar que eu te amo." Tal é o amor da mãe por seu filho!

Vida após parto

No ventre de uma mulher grávida, dois gêmeos dialogam:
– Você acredita em vida após o parto?

– Claro! Deve haver algo após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.

– Bobagem, não há vida após o nascimento! Afinal, como seria essa vida?
– Não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que há aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comamos com a nossa boca.
– Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Além disso, andar não faz sentido, pois o cordão umbilical é muito curto.
– Sinto que há algo mais. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
– Mas ninguém nunca voltou de lá. O parto apenas encerra a vida. E, afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
– Bem, não sei exatamente como será depois do nascimento, mas, com certeza, veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
– Mamãe? Você acredita em mamãe? Se ela existe, onde está?
– Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela não existiríamos.
– Eu não acredito! Nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que ela não existe.
– Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, posso ouvi-la cantando, ou senti-la afagando nosso mundo. Penso que após o parto a vida real nos espera; e, no momento, estamos nos preparando para ela.

Fonte: Criacionismo - http://migre.me/7zESF


Menino desafia opinião médica e sobrevive a câncer

Um menino de 10 anos de idade diagnosticado com uma rara forma de câncer em 2006 vem surpreendendo especialistas na Grã-Bretanha pela melhora em seu estado de saúde depois de se submeter a um tratamento alternativo à quimioterapia.
A avó está convencida de que o tratamento, aliado a uma dieta orgânica, é o segredo do sucesso do neto. Afinal, 10 dos 11 cânceres desapareceram.
No entanto, o médico de Connah, Eamonn Jessup, não sabe se o tratamento surtiu efeito ou foi seu corpo que combateu o câncer. "Seu estado é impressionante”, diz ele. "É realmente inexplicável que a maioria dos tumores tenha desaparecido." "Não sei se é por causa do regime seguido ou do tratamento", finaliza.
Ellen White escreveu que o regime vegetariano é a melhor opção de alimentação. Ela adverte: Toda transgressão das leis da vida física é uma transgressão das leis de Deus; ... Temp 143

leia mais em:

As pedras estão clamando

A janela 10/40 tem sido por décadas o desafio para a pregação do evangelho. Mais da metade da população mundial esta nos países aí contidos. Mateus 24 afirma que o evangelho eterno será pregado em todo o mundo e então virá o fim.


A revolta do mundo árabe tem se mostrado um inquestionável sinal para o cumprimento do movimento profético predito. Casos como da Síria, onde o inglês era proibido em placas públicas por Kadafi. Agora, as placas em inglês estão por quase a toda parte, mesmo que poucos líbios entendam o que elas dizem. “As placas são simplesmente outra expressão da libertação, bem como da prontidão do país para se abrir ao mundo exterior”.
Essa abertura traz consigo possibilidades ao cristianismo. Veja os principais movimentos:
Sudão – Onde 40% da população é miserável, protestos contra o presidente Omar AL-Bashir.
Arábia Saudita – protestos por liberdade e democracia
Kwait – manifestantes querem reformas constitucionais
Iraque – ações populares contra desemprego
Egito – população contrária ao governo autoritário
Líbia – guerra civil
Argélia – protestos contra o governo
Marrocos – referendo contrário ao rei
Mauritânia – pressão por reforma social
Síria – revolta contra o governo
"Eis que vem com as nuvens", as pedras estão anunciando


Estudante Adventista é amparada por Lei em uma faculdade Católica

Uma estudante adventista matriculada numa universidade católica do interior de São Paulo conseguiu na Justiça, na semana passada, o direito de não ir às aulas às sextas à noite e aos sábados de manhã.
Quielze Apolinario Miranda, 19, é da igreja Adventista do Sétimo Dia, que prega o recolhimento da hora em que anoitece nas sextas-feiras até o fim do dia dos sábados.
Aluna do 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), instituição fundada por freiras católicas em Bauru na década de 1950, Quielze nunca foi às aulas noturnas às sextas e aos sábados e corria o risco de ser reprovada por faltas.
Ela diz ter tentado negociar com a reitoria para apresentar trabalhos alternativos. A USC, de acordo com a estudante, negou em várias instâncias o pedido.
“Geralmente, em outras faculdades é mais fácil. O pastor entrega uma cartinha falando sobre liberdade religiosa e o aluno consegue a dispensa”, afirma. “Aqui, não consegui.”

TRABALHO EXTRACLASSE

No último dia 16, o advogado da aluna, Alex Ramos Fernandez, entrou com mandado de segurança na Justiça Federal de Bauru.
Solicitou a substituição das atividades das 18h das sextas às 18h dos sábados por “prestações alternativas”, como trabalhos extraclasse.
“O que ela estava buscando era uma igualdade para preservar o sentimento e a intimidade religiosa dela”, diz. “Nesses casos o aluno até estuda mais, pois os professores dão trabalhos mais elaborados do que assistir a uma aula. Não há uma quebra de isonomia entre os alunos.”

AMPARO LEGAL

O juiz da 3ª Vara Federal de Bauru, Marcelo Zandavali, concedeu uma liminar que obriga a USC a oferecer atividades alternativas.
De acordo com o texto, a USC alegou que faltava ao requerimento da aluna “amparo legal”. O magistrado discordou da instituição e baseou sua decisão nos artigos 5º e 9º da Constituição e na lei paulista n 12.142, de 2005, que assegura ao aluno esse direito em respeito à sua religião.
A USC informou que só vai se manifestar depois de ser oficialmente notificada. Segundo o advogado de Quielze, que é adventista e se especializou em casos como o dela, a Justiça vem atendendo, nos últimos anos, aos pedidos de alunos adventistas e judeus, que também guardam os sábados. A igreja Adventista do Sétimo Dia, religião cristã que surgiu nos anos 1840 nos Estados Unidos, tem como doutrina a crença que Jesus voltará -o advento- e que os mortos dormem, inconscientes, até a ressurreição. Existe no Brasil desde 1894.

Fonte: Folha.com.


 Games Violentos afetam as funções cerebrais

Os videogames violentos alteram as funções cognitivas e emocionais do cérebro de jovens em apenas uma semana, segundo dados apresentados nesta quarta-feira pela Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA, na sigla em inglês).

"Pela primeira vez percebemos que uma amostra aleatória de jovens adultos apresentou menos ativação em certas regiões frontais do cérebro depois de uma semana de jogo", disse o professor Yang Wang, pesquisador da Universidade de Indiana.
A região frontal do cérebro é responsável pelas decisões, pela moral, por decidir entre o certo e o errado.
Enquanto isso, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), em caráter conclusivoo texto que estende para os games os benefícios da Lei de Informática, garantindo assim redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Por isso Ellem White escreveu: "Satanás desceu com grande poder para efetuar seus enganos. Ele volta a atenção da mente para coisas impuras e ilícitas. Os cristãos tornam-se como Cristo em caráter pela contemplação do Modelo divino. Aquilo com que entram em contato tem uma influência modeladora sobre a vida e o caráter. Li sobre um pintor que nunca contemplava uma pintura imperfeita, nem por um momento sequer, temendo que ela tivesse influência danificadora sobre seus próprios olhos e conceitos. Aquilo que nos permitimos contemplar e pensar com mais freqüência, se transfere em grande parte para nós". Review and Herald, 24 de maio de 1887.

leia mais a respeito em:
Sobre os escritos de EGW em:



Fúria das nações
"Manifestantes do Irã invadiram o complexo da Embaixada do Reino Unido de Teerã durante um protesto antibritânico, jogando documentos pela janela e arrancando a bandeira britânica do mastro para depois queimá-la e substituí-la por um estandarte em nome de imã Hussein, em cenas que lembraram a fúria contra as potências do Ocidente depois da Revolução Islâmica de 1979". Reuters
Mateus 24 afirma que nos últimos dias essas coisas acontecerão. Quando vemos países autoritaristas em revolução, percebemos a aproximada queda de barreiras para o evangelho. Enquanto os países europeus desfazem sua tão sonhada união, lembramos de Daniel 2. Quando a guerra levanta seus olhos e contempla novas vítimas, sabemos que se cumpre 2Timóteo 3:1-3.
Os sinais estão se cumprindo com indizível rapidez. Como está nossa comunhão com DEUS nesse momento em que o mundo sofre as consequencias de sua separação?

leia mais a respeito em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/manifestantes-iranianos-invadem-embaixada-do-reino-unido-em-teer/n1597388323100.html


Conselhos de Ellen G. White sobre o trabalho aos sábados em instituições médicas adventistas e não adventistas


O trabalho era visto claramente como uma parte do programa missionário da igreja e havia pouco interesse para adventistas do sétimo dia buscarem emprego em instituições não-adventistas. As instituições da igreja absorviam a maior parte do pessoal treinado - médicos, enfermeiros, etc. Médicos adventistas, a maioria dos quais a princípio não cobravam por serviços realizados no sábado, descobriram que deviam passar a cobrar dos que precisavam ser atendidos no sábado para se protegerem daqueles que buscariam auxílio médico no sábado para não precisar pagar. Ellen White deu conselho concernente ao uso de taxas recebidas por tais serviços realizados “no tempo de Deus”...

leia mais a respeito em http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/04/sabado_instituicao.pdf


23.02.11                            O DESAFIO DE AMAR - Dia 4
                                 O Amor é atencioso 

Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. - Salmos 139: 17-18

O amor pensa. Ele não é um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então cai no sono mental. Ele se mantém ocupado em pensamentos, sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas.

» Desafio de hoje »


Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça outra coisa senão perguntar como ele está e se tem algo que você pode fazer por ele. - Anote quando o desafio de hoje estiver completo. O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre o seu cônjuge ao aceitar o desafio de hoje? Como isso poderia se tornar mais natural, rotineiro e parte verdadeiramente útil do seu estilo de vida?
 
22.02.11                            O DESAFIO DE AMAR - Dia 3
                                    O amor não é egoísta
                                        
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honras aos outros mais do que a si próprios. - Romanos 12: 1 O.

Vivemos em um mundo dominado pelo "ego". A cultura ao nosso redor nos ensina a priorizar nossa aparência, sentimentos e desejos pessoais. Ao que parece, o objetivo é buscar o nível mais elevado possível de felicidade. Porém, o perigo desse pensamento se torna visivelmente doloroso, uma vez dentro do casamento. Faça essas perguntas para você mesmo:
·Eu realmente desejo o que é melhor para o meu marido ou para a minha esposa?
·Eu quero que ele (a) sinta-se amado (a) por mim?
·Ele (a) acredita que eu tenho seus maiores interesses em mente?
·Ele (a) me vê buscando os meus interesses em primeiro lugar?
» Desafio de hoje »

Aquilo em que você colocar seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. É difícil se importar com algo em que você não está investindo. Além de evitar comentários negativos, compre para o
seu cônjuge alguma coisa que diga: "eu estava pensando em você hoje".
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo. O que você escolheu dar ao seu cônjuge? O que aconteceu quando você entregou o presente?


22.02.11                            O DESAFIO DE AMAR - Dia 2
o amor é bondoso
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. - Efésios 4:32

A bondade é o amor em ação. Se a paciência é a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstância positiva. A paciência evita o problema; a bondade abençoa. Uma é preventiva, a outra é ativa. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental onde são construídos muitos dos outros atributos que discutiremos. Então, vamos dividi-la em quatro ingredientes principais: Gentileza, Boa Vontade, Iniciativa e Prestatividade.

» Desafio de hoje »


Além de, mais uma vez, não dizer palavras negativas ao seu cônjuge hoje, demonstre bondade com, no mínimo, um gesto inesperado. - Anote quando o desafio de hoje estiver completo. Que descobertas sobre o amor você fez hoje? O que você fez especificamente com relação a este desafio? Como você demonstrou bondade?

22.02.11                            O DESAFIO DE AMAR - Dia 1

Acompanhe os 40 dias no desafio de amar.... hoje: "O Amor é paciente".

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2. O amor é construído sobre dois pilares que melhor definem o que ele é. Esses pilares são a paciência e a bondade. Todas as outras características do amor são extensões desses dois atributos. E é aqui que começa o seu desafio, com a paciência.

» Desafio de hoje »


A primeira a parte do desafio de hoje é bastante simples. Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Para o próximo dia, decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo para o seu cônjuge. Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.

- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.

Aconteceu alguma coisa hoje que lhe deixou com raiva do seu cônjuge? Você foi tentado a ter pensamentos condenáveis e a expressá-los com palavras?

14.02.11                            Milagres hoje

"Imporão a mão sobre os doentes e os curarão".

Milagres podem acontecer ainda? Muitos duvidam, mas a Bíblia é clara: sim. Eliza Barbosa, 68 anos, estava em casa, não andava mais. Suas pernas não tinham forças para isso. Vivia no sofá da sala acompanhada por sua TV. Sua filha havia 30 anos lhe dizia para largar o cigarro e o café, ir para a igreja, mas ela não se decidia.
Em setembro de 2010, durante a semana de oração do pr Luiz Gonçalves, Eliza ligava seu aparelho e sintonizava no canal da Novo Tempo. Muitos outros fizeram o mesmo, uma outra senhora, que não podia sair de casa, disse sobre esse canal: "essa é minha igreja".
Num dos apelos do pregador, ele disse: saia daí, levante-se do seu sofá! "Eu pensava: como que vou sair, eu não consigo", lembrou Eliza. "Venha aqui, faça uma força", insistia o pastor. Ela fez um grande esforço, e obedeceu quando o ministro a convidou a se ajoelhar diante da TV, para que orasse pela sua cura. Ele levantou a mão, orou, e ao final, Eliza levantou-se de um salto. Estava curada! Suas pernas estavam fortes. Largou o cigarro, o café, e no dia 12.02.11, foi batizada. Sua vida estava rendida aos pés do Salvador.
10.02.11                            Para onde estamos indo?

"De tal maneira falai, de tal maneira procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade"

Uma das minhas leituras prediletas é biografia. Gosto de perceber o material pesado e resistente de que foram compostos grandes homens do passado. Um deles, Abraham Lincoln, homem alto que havia nascido em uma cabana de troncos, que tinha sido balseiro e rachador de dormentes e postes. Em seu perene discurso "A casa dividida", impresso aos milhares e repetido à milhares de centenas, ele disse: "Se pudéssemos saber primeiro onde estamos e para onde vamos, poderíamos julgar melhor o que fazer e como fazê-lo".

Impressionante a grandeza e a profundidade desta frase. Nossa forma de agir, nossa disposição ao serviço, nosso desejo de ser útil seria muito maior se soubéssemos exatamente para onde vamos. Parece que a maioria da cristandade não o sabe. Pelo menos parece assim, afinal, a se contar pelo esforço realizado na pregação do evangelho, pode-se inferir que realmente não fazem a menor idéia para onde vão.

Somos chamados a um despertamento. Paulo afirma: falem e vivam de uma maneira superior pois estaremos todos diante do juiz. O mundo está pronto para a ceifa, mas parece que os ceifeiros não. A igreja de Deus aos poucos vai se acordando. Oxalá esse processo se agilize para que possamos ver o mais breve possível a face daquele que é mais desejável do que o exército com bandeiras.

07.02.11                             Reavivamento e Reforma

"Onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração"

Enquanto lia o livro Conselho a Pais, Professores e Estudantes, li uma frase que tem sido muito cantada nestes dias: "Na história final deste mundo, crianças serão revestidas com o poder especial do Espírito Santo". Sempre gotei de imaginar o poder da pregação quando movida pelo poder do alto. Muitos pensam que naquele dia serão então grandes pregadores, destemidos no falar, poderosos no insruir.

Descobri também que o poder não será dado a quem hoje não estiver envolvido no reavivamento e reforma. O primeiro tem a ver com minha comunhão com Deus, meu tempo de oração, meu testemunho, o estudo da Bíblia. O segundo tem a ver com a temperança, com a vestimenta, com aquilo que assisto, ouço, faço. Somente aquele que buscar uma mudança completa será revestido de poder. E nesse processo de santificação muitos ficarão escandalizados e então sairão da igreja. Este acontecimento é conhecido como sacudidura.

O que eu quero ser, palha ou grão? joio ou trigo? trevas ou luz? Se eu desejo fazer parte do povo selado por Deus, hoje devo iniciar o processo de reavivamento e reforma. Eu decidi fazer isso a partir de hoje. E você?
27.01.11                            Gratidão Animal


"Deus ama aquele que dá com alegria"

Sei que este texto se refere a ofertas. Quero, porém , aplicá-lo à oferta de nossas vidas, como gratidão constante pelas bençãos de Deus. Ontem fiz um culto de gratidão para uma turma de formandos em Pedagogia. Estavam felizes e, ao mesmo tempo, com medo. Falei-lhes de uma história incrível.

Quem já imaginou ter como animal de estimação um tubarão branco? Ninguém, acredito. Aconteceu que há alguns anos um pescador profissional australiano, chamado Arnold Pointer, encontrou em suas redes uma fêmea de tubarão de quase 5 metros abeira da morte. Livrou-a. Após isso 'Cindy', começou a segui-lo. Ele a acaricia, e onde ele vai, ela vai atrás.

Talvez esse animal não veja outro lugar para estar senão perto de quem a salvou, a libertou da morte. Desafiei aqueles formandos a fazerem o mesmo. Levando a mesma liberdade aos alunos deles. E você, quer fazer o mesmo hoje?


26.01.11                            Para que voltar onde fracassamos? 

"Agora dá-me o monte de que o Senhor falou naquele dia. Naquele dia tu ouviste que os enaquins estavam ali, bem como cidades grandes e fortes. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como prometeu." (Josué 14:12)
Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é voltar ao lugar de seu fracasso. Palco, muitas vezes de dor e sofrimento, vergonha e humilhação. Como sistema de defesa preferimos esquecer, fugir, negar. Como resultado surgem outros probleas que nem imaginamos estarem relacionados.

Calebe, o segundo homem mais velho, já está na reta final da vida. Mas sabe que aquele é o momento para vencer os gigantes que atormentaram Israel por 40 anos. Não falo dos enaquins. As oportunidades perdidas, casamentos a beira da ruína, filhos drogados, um abuso, tudo que poderia ter sido diferente, mas não foi. Calebe quer enfrentar o problema, não escondê-lo. Dá-me o monte! Foi o pedido.

Interessante, pois sempre as coisas de Deus acontecem no monte. Lá Elias está, num monte estava o jardim do Éden, a arca, é onde foram dadas as tábuas da Lei, nos montes Enoque se refugiava, os filhos de Deus moravam neles, Cristo vai ao monte da transfiguração, das bem-aventuranças, das Oliveiras, do Gólgota, e finalmente quando o pecado for vencido estaremos todos sobre o monte Sião.

Vencer onde havia fracassado era a cura para a alma de um povo que vagava sem rumo. Calebe, já experiente, 40 anos mais velho, entende que Deus daria a vitória. Nunca é tarde para obter as vitórias do Senhor pois quem as prometeu é fiel para cumprí-las.


24.01.11                            Coisas aparentemente boas


“Responderam-lhes: Teus servos vieram de uma terra muito distante, por causa do nome do Senhor teu Deus ... fazei aliança conosco”. Josué 9:9 e 6

Odres remendados, sandálias gastas, roupas envelhecidas, pão bolorento, sacos velhos. Tudo mostrava que era uma coisa boa fazer aliança com aquelas pessoas. Porém, o relato diz que os israelitas: “não pediram conselho ao Senhor” (Josué 9:14). As roupas dos gibeonitas mostravam que eles eram de longe, não da terra que eles deveriam conquistar, e era então seguro fazer aliança com eles, o que realmente não foi.

Enquanto meditava neste verso, pensei em dois pontos. O primeiro tem a ver com as companhias que muitas vezes achamos que são aparentemente boas, mas não pedimos conselhos para nos associar a elas. O segundo me fala sobre o que faço quando vejo alguma coisa errada no outro que não esteja de acordo com o que penso, seja no vestuário, seja na alimentação, pois “tudo” nos gibeonitas mostravam que eram sinceros, pois usavam até o nome de Deus.

Ellen White afirma: “Nossas palavras, ações, vestidos, são pregadores diários, juntando com Cristo ou espalhando”.(Evangelismo, 673) As roupas simples daqueles homens enganaram os sentidos do povo de Deus. Pensaram que eram verdadeiros. Muitos há que apegam-se a isso. Ela também afirma: “Os que buscam corrigir as outras pessoas, deveriam apresentar os atrativos de Jesus. Deveriam falar de Seu amor e misericórdia... Não há necessidade de fazer do vestuário o ponto central da religião. Limpai a fonte e puras serão as águas. Se reto for o coração, corretas hão de ser vossas palavras, vosso vestuário, vossas ações”. (idem, 272).

15.12.10              Bebida não adulterada

"Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro". 2Coríntios 2:17

Você não vai àquela igreja, entendeu?! Aos gritos anunciava sua ordem à esposa. Mas ela estava decidida a não abandonar a fé adventista. Quando seu marido ia para o bar, ela tomava suas 2 filhas e se dirigia para a igreja. Assim fez por meses. Sua conduta em casa era cada vez mais perfeita. Seu esposo cada vez mais bêbado. Elas sabiam que mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Ela não negociaria isso. Um dia disseram ao homem: sua esposa sai de casa e vai para a igreja enquanto você fica aqui bebendo.

No grego a palavra negociar, usada por Paulo, se refere a fabricantes de vinho que faziam uma pequena fraude. Eles diluíam o vinho e o faziam passar por puro. Assim aumentavam suas rendas a custa do engano. Paulo está dizendo para não violarmos a integridade da verdade da palavra de Deus. Mesmo que isso saia mais caro do que desejávamos.

No caminho, pegou fios elétricos de uma construção e esperou silenciosamente em casa. Quando elas chegaram, ele estava à porta. Começou a vociferar. Ameaçá-las. Deu duas chicotadas na menina menor. Ela em prantos disse: pare papai, eu não vou mais a igreja. Então, apontando o dedo para a filha maior, pergutou: e você? - Continuarei indo! foi a resposta.

Sua ira aumentou, começou a chicoteá-la com mais força, até que por completo rasgou a blusa da menina com aquele grosso fio elétrico. Exaurido, parou. Quando todos olharam para a menina, eis que não havia um único corte em sua pele. Não havia ferimentos, sangue, nem marcas além daquelas na roupa. As costas de Cristo já haviam recebido as chicotadas por ela. Deus a protegeu, porque decidiu não negociar. Meses depois seu pai também seguia o Deus daquela menina.

E você, tem sido tentado a negociar? Não adultere a verdade para favorecer-se, pois de que adianta ao homem ganhar o mundo e perder sua alma? Seja fiel.

10.12.10             Quanto eu posso beber?


 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1). 

Abraham Lincoln gostava de contar histórias. Havia perdido nas eleições locais, seu negócio ia de mal a pior. Seu sócio, pelo que parece, imitou sua letra para solicitar a permissão para vender bebidas. Algo que A. era contrário. Mas o humor deste homem era positivo.

Conta-se que quando o professor Graham, membro da igreja local, uniu-se ao movimento de temperança, contra o alcoolismo, os administradores da igreja o suspenderam. Posteriormente, para manter o equilíbrio, suspenderam um homem que havia bebido demais, dando um escândalo. Essa atitude intrigou outro dos fiéis, que se levantou no meio do templo, agitando menos da metade de uma garrafa de uísque para que todos pudessem ver, perguntou:
"irmãos, expulsou-se daqui um membro daqui porque não queria beber, o outro porque bebia e agora quero fazer uma pergunta: quanto deste líquido tem que tomar um homem para ser membro regular desta igreja?"

A Bíblia é clara: não olhes para o copo quando ele se torna vermelho. Beber não é para o cristão. Devemos manter nossa mente limpa para ouvirmos a voz de Deus, e apenas a dEle.


09.12.10            A morte findará 

"o mesmo Senhor descerá dos céus com grande brado ... e os mortos em Cristo ressurgirão primeiro." I Tess 4:16

"O Tempo e a morte, sócios que operam sem deixar outro rastro mais que a névoa, devem ser tidos em conta no esquema da vida", escreveu Carl Sandburg, na biografia de Lincoln. Meu celular tocou na segunda feira. Do outro lado, um pedido: Pastor visite no hospital o Paulo, ele está mal. Pela quinta vez seguida, surgiu uma fistola na operação. Naquela quarta feira os médicos fariam os procedientos mais uma vez.

Orei com ele, li a Biblia, pedi que confessasse seus pecados a Deus. Impus a mão e clamei ao Deus do céu a cura. Minha fé movia-me a crer que seria curado e clamei nessa direção. Na quinta feira à noite, um chamado. Paulo havia falecido. Meu coração tremeu. Minhas memórias relembraram os olhos úmidos de sua esposa. Pensei em tantos que já passaram por esta terrível experiência.

Deus tem planos para aqueles que se põe em Suas mãos. Jeremias diz: são planos de paz e não de mal. Por mais que "tão velozes os dias vão passando, rápidos como flechas que o índio atira", um dia o tempo não será contado nem em horas muito menos em anos, pois o relógio não poderá contar a grandeza de um instante na presença real do Deus eterno, muito menos a alegria incondicional do reencontro familiar. Dir-se-á: onde está ó morte o teu aguilhão? vencida foi a morte! Esse dia logo virá.

08.12.10            A melhor educação

"Aprendei de Mim ... que sou manso e humilde". Mateus 11:29

Estava fazendo uma semana de oração em Manaus. Todas as noites colocávamos os pedidos em uma urna, e meu dever perante eles era lê-los durante o dia seguinte e orar por eles. Um deles, em especial, me chamou a atenção. Dizia assim: "Pastor, estou me tornando uma adolescente, peço que Deus me ajude a ser uma adolescente do Senhor".
Ellen White dá o caminho para que os pais tenham a resposta certa a esta oração: "As crianças devem ser educadas de modo a esperarem tentações, a contarem com dificuldades e perigos. Deve-lhes ser ensinado o domínio prórpio, e a vencerem nobremente as dificuldades. E uma vez que não se precipitem voluntariamente para o perigo, e se coloquem sem necessidade no caminho da tentação, e fugirem às más influência e companhias viviosas, sendo assim, de maneira inevitável compelidas a estar em perigoso convívio, terão suficiente força de caráter para ficar do lado do direito e manter o princípio, saindo, com o poder de Deus, com sua moral incontaminada." CPPE 85
Façamos de nossos filhos o que a mãe de Moisés fez com ele, que com poucos anos em casa, seu caráter foi tão bem trabalhado que na sua adolescência e juventude pôde resistir ao mal e guardar-se para o bem.

07.12.10           O Alpinista

Numa certa aldeia havia um rapaz que há muitos anos ficara conhecido como o melhor alpinista da região. As montanhas ao redor ele as conhecia muito bem. Dizia que as escalava até de olhos fechados. Um dia resolveu desafiar-se e iniciar a subida no cair da noite.
Preparou seu equipamento: mosquetão, cordas, freio, cadeirinha, sapatilha, água, e tudo mais. Cravou o primeiro pino na rocha, o segundo, o terceiro, o vigésimo. Subia com tranquilidade. Quase uma hora depois, numa das fissuras da pedra, fixou seus dedos, e forçou a subida. Mas, naquela escuridão, não percebeu que aquela parte não era firme o suficiente, e ela cedeu.
O rapaz começou a cair, e os pinos foram soltando uma a um. Em poucos segundos estaria morto no chão. Ia se batendo contra o paredão. A morte era certa. De repente, um solavanco. Um dos cravos fixados conseguiu segurá-lo. Suspenso no ar, com braço quebrado e sangrando muito, não tinha condições de se salvar. Então, fez algo que todos nós fazemos quando temos um grande problema: orou. Senhor, salva-me! implorou. Uma voz do alto respondeu-lhe: Você acredita em mim? Ele respondeu: sim, Senhor. Então, corte a corda, a voz afirmava.
_ Senhor, eu não posso cortar a corda, é ela que me mantém em segurança, se eu cortar vou cair e morrer.
_ Você crê em mim? Então corte a corda.
Ele começou a argumentar com aquela voz, dando as razões lógics para não cortar a corda. Pela manhã, um grupo de moradores que passava, encontrou o corpo daquele rapaz pendurado na corda, morto, a apenas 2 metros do chão.
A queda de 2 metros iria doer um pouco mas, estaria a salvo. Muitos são como ele. Querem ser salvos, mas não querem cortar a corda. Deus diz: corte a corda. Senhor, eu não posso trminar esse relacionamento, vai doer. Senhor, eu não posso lagar esse emprego, são só alguns minutos por sábado. Não posso deixar minha família passar necessidades. Eu ainda não estou pronto para batizar-me. Querem ser salvos, porém não fazem o que Deus manda!
Será este o seu caso? Corte a corda.
Tem dúvidas? Corte a corda
Está com medo? Corte a corda!!!
Deus sabe que vai doer a queda, mas você estará salvando a sua vida para a eternidade, então: corte a corda!

06.12.10            Uma grande perda

"Professor, quando eu ouvia suas aulas eu tinha vontade de me batizar, mas, agora, suas aulas estão chatas, e não tenho mais o mesmo desejo." Aquelas palavras feriram meu coração. Estava fazendo teologia de tarde e de manhã, evangelismo a noite, e dava aulas nos dois períodos. Minha vida estava uma loucura naquele segundo semestre. Eu não conseguia mais ter tempo para preparar boas aulas. Prendi-me aos livros, e perdi a oportunidade de ver aquela moça entrando nas águas.

Ellen White escreveu: "a formação do caráter é obra de toda a existência, e fica para a eternidade". Para realizar esta grandiosa obra "o professor deve ser aquilo que deseja que seu aluno se torne". (CPPE 61 e 65). Foram mais de 140 pessoas levadas ao batismo, mas aquela menina me marcou, pois eu perdi a oportunidade de fazer a diferença na vida dela. Não sei se um dia ela irá tomar aquela decisão. Mesmo que não haja a perda da eternidade, houve com certeza, uma eterna perda - aquela oportunidade.

Dentre tantos afazeres e aprendizados descobri que "as lições mais essenciais a serem aprendidas por professores e alunos, são as que encaminham, não ao mundo, mas do mundo à cruz de Cristo." Não permita que as boas coisas desta vida, tomem o lugar das melhores. Aproveite as oportuidades que Deus lhe dá hoje pra salvar vidas, pois agindo em direção a salvação dos outros estaremos salvando a nós mesmos.

05.12.10            O verdadeiro êxito na educação

Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça...

"Caso os alunos sejam levados a compreender que o objetivo de serem criados e honrar a Deus e beneficiar seus semelhantes; se reconhecerem o terno amor que o Pai do Céu lhes tem manifestado, e o alto destino para que os deve preparar a disciplina dessa vida - a dignidade e a honra de se tornarem filhos de Deus - se tel reconhecerem, milhares se desviarão dos baixos e interesseiros objetivos e dos frívolos prazeres qie até então os absorveram. Aprenderão a odiar o pecado, a fugir-lhe, não simplesmente pela esperança da recompensa ou o temor do castigo, mas pelo senso da inerente baixeza do mesmo pecado - porque ele degrada as faculdades recebidas de Deus, lança uma mancha sobre sua varonilidade. Os elementos de caráter que tornam o homem bem-sucedido e honrado entre os homens - o irreprimível desejo de um bem maior, a indômita vontade, o esforço tenaz, a incansável perseverança - não serão esmagados. Pela graça de Deus, dirigir-se-ão a objetivos tão mais elevados com os Céus são mais elevados do que a Terra". CPPE 21

03.12.10           Resposta demorada?


"Não tenho prata nem ouro mas, o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!"

Fazia anos que o sr Hermes era convidado para a igreja. Amigos adventistas estudavam a Biblia com ele. Nunca decidia-se ao batismo. Porém, a promessa bíblica não falha: a minha palavra não voltará vazia, mas prosperará naquilo que a designei. Ficou doente, não sabia o que era. Do diagnóstico apenas os filhos conheciam o significado: Câncer.

Foi neste período de enfermidade que o sr Hermes refletiu mais na vida. Desejava o batismo, mas lhe era impossível agora, pois entrar nas águas colocaria sua vida em risco. Foi necessário uma profissão de fé. Dias depois sua esposa selou a vida nas águas. Mas a doença avançava, e ele continuava sem saber o que era, ficou de cama, semi-lúcido. Chamamos os líderes da igreja para ungí-lo em busca de cura. Desejei que aquela oração tivesse a mesma resposta da dos discípulos.

Na porta do templo estava aquele desafortunado homem. Aos 40 anos, paralítico. "Sua vida não tinha sido senão de dor e sofrimento". Contemporâneo a Cristo, mas nunca o encontrou. Porquê? Simples. A inspiração revela: "estava muito afastado do cenário dos labores do grande Médico". Este homem "havia desejado durante muito tempo ir a Jesus... Seus rogos finalmente induziram alguns amigos a levá-lo à porta do templo. Mas, ao chegar ali, descobriu que Aquele, em quem suas esperanças estiveram centralizadas, havia sido morto cruelmente" (HR 249). Desde sua chegada, diariamente era levado ao templo para esmolar.

A vida muitas vezes parece nos roubar as melhores expectativas. Por vezes tudo se torna sombrio e nos questionamos o motivo pelo qual nossos sonhos não se realizam. Para o paralítico a ordem foi: Em nome de Jesus, anda! Imediatamente ele pôs-se a andar. Mas para o irmão Hermes, a cura não veio naquele dia. Todavia a todos, um dia a ordem será: "levanta-te"! E transformados para a glória viveremos para sempre.

02.12.10          O fim de todas as coisas

"Ao nosso Deus, ... e ao Cordeiro, pertence a salvação". Apoc 7:10

Após o descanço milenar, a terra volta a comover-se. À ordem de Cristo, os mortos ressuscitam. Na Nova Jerusalém estão os santos. Abaixo, os ímpios com os traços da deformação do pecado. Cristo surge num alto e sublime trono, o Pai efetua a coroação de Seu Filho. Os livros são abertos e todos entendem a perfeição da justiça e do juizo divinos. O inimigo numa tentativa desesperada, reúne os seus para o Armagedon, preparam todo tipo de armas. Cristo desce de seu trono, fecha os portais da santa cidade.

Os incrédulos marcham pela superfície da terra. Estão prontos para tomarem pela força o que não lhes pertence. Mais uma vez, acima da cidade, Emanuel surge. Todos se calam. Sobre o amado Mestre, aparece como num telão as cenas da redenção. Desde Adão, até a sofrida morte do Filho do Homem.
Diante desta cena todo joelho se curva e diz: "Ao nosso Deus, ... e ao Cordeiro, pertence a salvação". O próprio Satanás profere estas palavras. Tão logo as diz, seu coração endurecido se levanta mais uma vez contra o Altíssimo. Busca enganar os povos mais uma vez. Mas agora, ele não os tem sob seu poder. Acontece então o que Jeremias diz: "como homem serás". Eles agarram satanás e seus anjos, e inicia-se uma luta sangrenta. De Deus então sai fogo e os consome.
Nós, que estivermos na cidade santa, veremos algumas pessoas conhecidas, talves parentes. E quando o fogo desce, nossas lágrimas correm. Cristo sai de seu trono, e de olho por olho seca toda a lágrima. Então já não existirá nem morte, nem pranto, nem dor. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado, e o grande conflito terminou.
Você já decidiu em que exército fará parte? Decida logo, pois disto depende a sua eternidade.

01.12.10          Para que servem os sofrimentos?

"Pois a nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós, peso de eterna glória"

Aos 3 anos, Qian Hongyan, perdeu as duas pernas após um acidente. Depois disto foi obrigada a agarrar-se a dois pedaços de pau, para andar, e a entrar em metade de uma bola de baskete para proteger o tronco de seu corpo. Não podia correr, brincar, nadar, pular no rio. Sua vida fora interrompida por uma tragédia.

Paulo era um homem dedicado ao serviço de Deus. Como apóstolo chamado por Cristo, ofereceu sua vida como sacrifício ao Pai. Na hora de sua morte, poucos puderam acompanhá-lo. Os líderes judeus não queriam que a aparência do ancião convertesse muita gente. O verdugo levanta sua espada. Os pensamentos de Paulo voltam-se para a promessa da ressurreição. Sua mente estava fixa no prêmio da soberana vocação. O gramado verdejante logo receberia o sangue do mártir. Nem a vida, nem o momento da morte foram fáceis para o homem de Deus. Mas até aí seu testemunho serviu para salvar, pois depois disto alguns soldados se converteram ao cristianismo. (cf HR 317).

A vida de Qian poderia ser passada na obscuridade, ou anonimato como milhares de outras crianças. Sua vida poderia ter sido vivida para ela apenas. Mas o sofrimento dela comoveu o mundo. Vendo o esforço dos paraatletas decidiu fazer algo. Com seus pais, procurou o treinador de natação, que no começo não lhe deu atenção, mas logo percebeu o dom da menina, que hoje se prepara para as próximas paraolimpíadas. Empresas japonesas decidiram preparar proteses especiais para a criança. Seu sofrimento e superação moveram outros a buscarem os mesmos resultados, vencendo os próprios limites.

É justamente em meio à densa escuridão que a luz da mais trêmula vela torna-se mais necessária e mais visível. Mesmo em meio às lutas podemos nos tornar úteis neste mundo, enquanto caminhamos para o Céu. E você, para que tem servido suas lutas? Será que apenas para lamentos? Ou tem levado outros aos pés de Cristo? Lembre-se: Todas as coisas podem cooperar para o bem daqueles que amam a Deus.


30.11.10          Pedro não se perdoou


"Simão, filho de João, tu me amas?..."    João 21:16
"Eu acho que cometi o pior pecado de todos" - em lágimas falava aquela moça. "Eu matei!" Sentia o peso do pecado, queria ir para Cristo e ser batizada, todavia, sua consciência pesada muitas vezes a afastava da decisão. Suas lembranças lhe atormentavam. Estava arrependida do aborto que fizera anos antes, mas não sentia paz depois de pedir perdão muitas vezes.

Simão Pedro foi uma das grandes colunas da igreja primitiva. Incansável em sua obra mesmo quando perseguido e acoçado. Desde que os discipulos chamaram Simão Mago de filho do diabo, este não deixou de persegui-los. E, na ida de Pedro para Roma, Simão lá estava. Era patrocinado por Nero, amante das magias. Este cruel imperador foi movido a agir contra o idoso pregador apostólico.

"Pedro, como estrangeiro judeu, foi condenado a ser açoitado e cruscificado. Na perspectiva desta terrivel morte, o apóstolo lembrou seu grande pecado em haver negado a Jesus... Pedro havia se arrependido sinceramente daquele pecado, e fora por Cristo perdado, ..., porém, nunca pôde perdoar a si mesmo. Nem mesmo o pensamento das agonias da última e terrivel cena puderam diminuir a amargura de sua tristeza e arrependimento". HR 316. Chorei diante da tristeza deste amado homem.

Muitos sentem o peso da culpa, e arrastam-no por toda sua vida. Mesmo que Pedro não conseguiu libertar-se da tirsteza de ter negado o Salvador, Ele foi perdoado. Seu nome está escrito no Livro da Vida. Cristo lhe ofereceu o perdão, e faz o mesmo a nós hoje. Talvez não lhe seja fácil aceitar o perdão, mas olhe para a cruz. Cristo sofreu a sua dor na mais intensa agonia. Deixe suas pesadas cargas sobre Ele. Permita que os raios da luz do Salvador te iluminem. Lembre-se do que está escrito: Se confessarmos nossos pecado, Ele é fiel e justo para nos perdoar. Permita-se ser perdoado, você já o foi. Tenha um bom dia.

pr Eliandro Niderstrasser

27.11.10         ... e recebereis poder

Eu estava empolgado com uma notícia, que anunciai por muitos meses. Faltam apenas 8 países para a igreja pregar o evangelho eterno. Oito! Preguei com entusiasmo a notícia. Mas, neste ano, após a conferência geral, descobri que o número oficial são 20 países. Chorei. Se oito já estavam difíceis, imagina 20.

Os discípulos pregaram para um mundo idólatra, numa língua que antes lhes era desconhecida, em terras que “devoravam” as pessoas. E o mundo ouviu a mensagem. Presenciou os milagres. Ellen White diz que o poder dado nos últimos dias será muito superior ao concedido a princípio.

Se cada ano trouxéssemos apenas 1 pessoa, apenas 1, em apenas dez anos todo o mundo seria adventista. Isso é muito mais do que pregar ao mundo, é convertê-lo. O que Deus pede é que a gente pregue. Esse ano, que se iniciará, tem como objetivo para a igreja Reforma e Reavivamento. Hoje, enquanto participo de um programa da associação para os anciãos e pastores sobre esse tema, entendi que reavivamento é a transformação que Deus faz em você, e a reforma é a mudança feita em você por você.

Hoje é o dia. Esse é o povo, agora é nossa oportunidade de ver Jesus. Vamos pregar?

26.11.10         O limite humano é a oportunidade de Deus

Atos 12:6  "Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere".
 
'Carlos' era um homem alto e forte, por volta dos 35 anos. Boa aparência. Ficava atento aos estudos, respondia corretamente as lições. Tudo estaria correto, não fosse uma coisa: ele estava preso. Tinha sido traficante, e após comprar uma moto de 25 mil, e estacioná-la em frente ao ponto de espetinho que possuia, um homem armado chegou por tras de sua esposa e começou a disparar contra 'Carlos'. Dos doze tiros 3 acertaram sua coluna, e caiu imóvel no chão. Depois de sair do hospital, sem poder andar, foi levado à prisão. Sua filha nasceu mas, não pode vê-la. A esposa estava a ponto de abandoná-lo. Sua vida estaria arruinada, mas Deus tinha planos para ele.
 
Herodes estava para, na manhã seguinte, matar Pedro, prendeu-o fortemente numa cela cavada na rocha, ordenou 16 soldados para vigiá-lo. Iria ganhar popularidade às custas de um inocente. Mas, à noite, um anjo surgiu, desatou-lhe as cadeias, abriu as portas, livrou-o dos soldados, e o pôs a salvo perto da casa de irmãos. Os esforços do homem para neutralizar a ação de Deus apenas serviram para enfatizar a grandeza do Soberano Rei.

'Carlos', após 6 meses na cadeia, estudando a Bíblia, decidiu batizar-se. Hoje só espera os papéis do cartório para realizar o casamento. Curado da paralisia, descerá as águas batismais. Ellen White diz: os extremos do homem são as oportunidade de Deus. HR 293.

Você está no seu extremo? Veja a mão de Deus agir de forma espetacular na sua vida.

pr. Eliandro Niderstrasser



25.11.10         A libertação para hoje

Levítico 25:4 "Porém o sétimo ano a terra terá o seu sábado de descanso"

"E se ele me matar, pastor?" Esse era o medo de uma jovem que desejava terminar um relacionamento extraconjugal. Ele já a havia ameaçado de morte. Ela estava desesperadamente buscando encontrar-se com Deus. Esperava uma libertação.

Deus havia cuidado dos mínimos detalhes para que nenhum israelita fosse escravo para sempre. Nem mesmo a terra, ou as dívidas, ou plantações. Tudo deveria ser quitado ao sétimo ano. Seria um ano sabático. A beleza desta lei é ainda mais notável quando usada no contexto de Daniel 9:24-27 que é a explicação de 8:14 sobre as duas mil e trezentas tardes e manhãs. YHWH disse por meio do anjo: setenta semanas estão determinadas... desde a ordem para restaurar Jerusalém ... até o Ungido ... até a aliança por uma semana.

Os 490 anos, referentes as 70 semanas*, tiveram início no ano 457 a.C. com a ordem para restauração de Jerusalém; o Ungido, que é a palavra hebraica para Messias, teve o início de seu ministério em 27 d.C. com o seu batismo, foi neste ano que Jesus leu Isaias 61: "O Senhor me ungiu para anunciar o ano da libertação"; e o final da aliança por uma semana, ocorreu no apedrejamento de Estevão no ano 34 d.C.

Aqui está a grandeza da palavra de Deus. Estas 3 datas (490, 27 e 34) foram anos sabático, anos de livramento, anos de libertação para o povo de Deus. Desde sempre a presciência do Todo-Poderoso conheceu o dia da libertação do seu povo escolhido. Este ano de 2010 foi o do livramento daquela moça de seu adultério. O Espírito Santo a libertou deste pecado, pois o sangue de Cristo foi derramado por ela e hoje seu coração encontrou descanso nos braços do Pai.

Encontre esse repouso nas palavras de Cristo: "aquele que vier a mim de maneira alguma o lançarei fora".

pr. Eliandro Niderstrasser



24.11.10         Uma pedra de 200 mil

Mateus 13:46 "e a tendo encontrado... vai vende tudo que tem e a compra".

Dias atrás fui visitar uma família num interior do distrito. Na estrada de chão rodei 40 minutos. Ela, acostumada com a lavoura, ele, com lavras, além de seus 3 filhos, que ajudam nas lidas, vivem num pequeno casebre na Serra dos Ventos. Fui lá para levar uma cesta de alimentos e uma bíblia, vendo se seria possível um estudo bíblico no dia. O Sr Matete, homem esclarecido, leitor voraz, me mostrou um dicionário bíblico, e ficamos horas converçando.
Fui informado sobre o segredo das lavras e que uma delas havia rendido quase 200 mil para seus donos. Ele então pegou umas pedras coloridas, mostrou-me seus veios, disse-me que onde ele estava logo haveria de encontrar pedras preciosas. Questionei-o: "como o senhor sabe disso?". Pelo barulho, e pelas pedras que vieram antes. A água marinha vem logo depois desta - disse mostrando-me uma pedra negra. Já bati na rocha e ela está oca, agora o que preciso é de uma banana de dinamite para romper a rocha e encontrar a pedra preciosa.
Incansável desejo o movia a cada dia, rumo à pedra preciosa. Cristo falou de algo assim. A pérola de grande preço. Todos querem uma pedra preciosa. Eu estava ali com ele, estudando a Bíblia, apelei para o coração dele. Naquele dia vi os veios de uma pedra negra, que me deixaram na esperança de logo logo poder ver naquele coração a pedra de grande valor. Meu sonho era que ele conseguisse romper as barreiras do seu coração e descobrisse a pedra de grande valor.
E você, já a encontrou?

pr. Eliandro Niderstrasser